O passo a passo da produção musical – Parte 1

O passo a passo da produção musical – Parte 1


Por Jean Angelotti

Para muitas bandas e cantores que aspiram gravar um álbum, o procedimento padrão de uma produção musical ainda é um mistério. Embora a atual tecnologia tenha fomentado a criação de vários estúdios caseiros e facilitado a gravação de um disco, produzir um CD de qualidade é algo complexo. Baseado em minhas experiências como produtor musical, pretendo nesta série de artigos, esclarecer o tema, elaborando um passo a passo, que oferecerá um norte para aqueles que se sentem perdidos no assunto.

Primeiro passo: Pré-produção

A pré-produção consiste basicamente em idealizar o álbum. Para chegar a esta conclusão, é preciso saber qual o gênero musical do artista e qual valor financeiro será investido. Costumo dizer que dependendo do valor a ser empregado em uma produção, “o céu o limite”, no que tange o uso de instrumentos e equipamentos para compor a produção.

Definido gênero e valor, é hora de programar uma data de início e termino. É claro, que percalços e imprevistos podem modificar a agenda. Mas é fundamental mantê-la disciplinadamente. É também neste momento que se decide quais músicos irão gravar, as salas de possíveis estúdios adicionais que podem ser usados em algumas “tomadas de gravação”, além da mixagem e masterização, que são os processos finais da produção. Geralmente, um contrato deve ser redigido para garantir o cumprimento de todos estes detalhes.

Repertório

A escolha das músicas é um processo complexo para a maioria dos artistas — seja ele iniciante ou até mesmo um artista já consagrado. Diferente do que muitos pensam, apresentar ao produtor um repertório montado com as músicas já definidas, não é a melhor opção. É importante que o produtor avalie cada canção, analisando as letras, o estilo, ritmo e tonalidade, para que o álbum fique diversificado e gostoso de ouvir.

É comum para aqueles que estão gravando pela primeira vez escolherem músicas parecidas, ou que o mote da letra tenha o mesmo tema. É importante alertar que as chances de uma música virar um “rit de sucesso” são de uma em um milhão — isto quando o artista segue algumas regras básicas. Sem as quais é quase impossível emplacar um “rit”.

Por isto, é importante que se crie uma harmonia entre o produtor e o artista. O produtor não é o “dono do CD”, mas uma espécie de “gerente”. Sendo assim, quando o artista confia no produtor, ao ponto de dar-lhe total liberdade no processo criativo, com certeza o artista irá colher um resultado satisfatório, sobretudo, diante do mercado musical, que é extremamente exigente.

5 regras básicas que compõem uma boa música

1 - Para não ficar enfadonha, uma música não deve ultrapassar 4 minutos — para as rádios o tempo ideal de uma música é de 3 minutos e 30 segundos.

2 - Introduções devem ser melódicas e curtas, para que o ouvinte possa associar a introdução com a música.

3 – Os versos, ou estrofes, devem ser objetivos, com uma entrega rápida para o refrão.

4 – O sucesso de uma música depende, geralmente, do refrão — de preferência um coro que costumo chamar de “refrão chiclete”, porque gruda na cabeça, (risos).

5 - A letra, o ritmo, a harmonia e melodia, devem ser coerentes com a proposta do CD, e possuir arranjos que combinem com a música.

Na parte 2 desta série de artigos, tratarei sobre os conceitos da composição com mais detalhes. Até lá!

--

Pergunte ao produtor!

Quer tirar dúvidas relacionadas a produção musical? Mande suas perguntas através do e-mail: jeanangelotti@hotmail.com, pelo Twitter: https://twitter.com/jeanangelotti ou Facebook: www.facebook.com/jean.angelotti

2 comentários:

  1. Valeu pelas dicas Jean.Desejo Sucesso!
    https://www.facebook.com/gambirasio

    ResponderExcluir
  2. Um produtor que quer que o álbum seja modinha pra vender bem e ganhar bastante dinheiro. Aí siga esses passos! Mas um produtor ou até mesmo uma banda que quer ser de verdade, que quer ser grande no sentido qualidade e coração, não seguem esses passos, até Pq nada é padrão... Vai falar isso pra grandes músicos...que tu tem que isso ou aquilo... Eles vão rir da tua cara!

    ResponderExcluir